Células

Célula – Unidade fundamental da constituição, do funcionamento e da reprodução dos seres vivos, capaz de se reproduzir independentemente.

As células foram descobertas em 1665 por Robert Hooke, ao examinar lâminas de cortiça num microscópio  rudimentar. Hooke observou cavidades poliédricas, às quais chamou células (do latim cella, pequena cavidade). Na prática observou paredes vegetais de células vegetais mortas.

As células são limitadas por uma membrana celular (citoplamática) e no seu interior contém uma solução aquosa, o citoplasma. No citoplasma encontram-se dispersas numerosas estruturas designadas no seu conjunto por organelos.

As células podem ser divididas em dois grandes grupos, consoante possuem ou não uma estrutura designadas por núcleo.

Células procarióticas (do grego pró = antes + káryon = núcleo), sem núcleo;
Células eucarióticas (do grego eũ = verdadeiro + káryon = núcleo), com núcleo.

As células procarióticas são relativamente simples  (comparativamente às eucarióticas) e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas (“algas” azuis ou cianobactérias). São organismos unicelulares constituídos por uma só célula.

Célula Procariótica

As células eucarióticas podem ser encontradas em seres unicelulares e pluricelulares. São células complexas que se encontram nos animais, plantas e fungos.

  • Célula eucariótica animal – Célula eucariótica que apresenta várias estruturas e organelos celulares mas que é desprovida de parede celular e de cloroplastos.

Célula Eucariótica Animal

celula eucariótica vegetal

Comparação entre célula Procariótica e Eucariótica


celulaeucarioticaprocariotica

Quadro síntese dos três tipos de células

quadrocelulas

29 thoughts on “Células

  1. escolopendras- Gênero de animais articulados da classe dos miriápodes, com vinte e um a vinte e três pares de patas, e o corpo dividido em igual número de segmentos; possui quatro pares de olhos, são animais peçonhentos cujo veneno não é muito perigoso para o homem, porém causa dor intensa. Habita os trópicos, preferindo especialmente os lugares úmidos, como troncos podres, também podem ser encontrados em casa.

  2. as escolopendras são animais articulados, com vinte e um a vinte e três pares de patas, e o corpo dividido em igual número de segmentos; possui quatro pares de olhos, são animais peçonhentos cujo veneno não é muito perigoso para o homem, porém causa dor intensa. Habita os trópicos, preferindo especialmente os lugares úmidos, como troncos podres, também podem ser encontrados em casa.

  3. Bom nao sei que vai me ajudar pq isso vai cai na prova e faltei no dia que a minha profª passo no quadro deisde ja Obrigado acho que vaii ajuda nem que mi de um branco na hora kk vlw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s