Bem Vindo ao blogue das Ciências Naturais

Aqui poderás consultar informações acerca das disciplinas relacionadas com as Ciências Naturais, do 5º ao 12º ano. Encontrarás Fichas de Avaliação, Exames Nacionais, Powerpoints, Sites de interesse, PDF, Resumos e Vídeos. Se mesmo assim tiveres alguma dúvida podes enviar um comentário e terás sempre resposta.

Espero que te seja útil…

Autora Prof. Raquel Soares

30 thoughts on “Bem Vindo ao blogue das Ciências Naturais

  1. Gostei da ideia porque como só temos aulas uma vez por semana é óptimo para estudarmos e esclarecermos as nossas dúvidas. Beijo Susana (7ºC)

  2. Olá stora nós já respomdemos ao seu desafio mas o comentário não aparece mas a mim nao interessa o prémio mas sim que já sei o que é aqule bichinho..
    O blog está espectacular uma maneira fixe de esturdarmo. beijo rita 6 7ºb

  3. Gostei da ideia que o blogue pretende trasmitir, mas quero dizer que está absolutamente giro…tem tudo para estudarmos para os testes e até no dia-a-dia. Excelente ideia!!
    Beijo Mariana

  4. A Escolopendra é um miriápode, palavra que significa “muitos pés”.
    A Escolopendra ou centopéia tem o corpo achatado, cabeça em posição horizontal e um par de antenas.
    7c

  5. As lacraias (Scolopendra spp.) são animais peçonhentos cujo veneno não é muito perigoso para o homem. Pertencem à classe Chilopoda. Têm o comportamento típico de levantar a cauda, quando ameaçadas, no entanto não é na cauda que encontram-se os ferrões e sim nos maxilípedes. Algumas espécies de centopéias são inclusive capazes de comer pequenos roedores, anfibios e até mesmo serpentes. São extremamente ágeis e vivem em ambientes úmidos sob folhas e troncos podres, à procura das presas com que se alimentam. Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constróem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Podem também ser encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos, enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmida. As lacraias ou centopéias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos. Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas, e da hipersensibilidade ao veneno por parte da vítima. Na superclasse myriapoda os animais apresentam os orgãos de tomosvary, que são higroreceptores, graças a esses orgões elas conseguem procurar local de maior umidade. Os myriapodes tem grandes problema com a perda de água, um dos fatores é que os espiraculos(respiração), que se encontram abertos, facilitando a perda de água por evaporação. As lacraias são quilópodes; são animais de sexos separados e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto; são animais com o corpo formado por numerosos segmentos, com pares de pernas articuladas. Os quilópodes possuem um par de pernas em cada segmento; possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça, possuem um par de antenas e olhos simples.

  6. adorei o seu blog e muito fixe para nos estudar-mos…………..
    para o teste ja sabe-mos melhor a materia…………
    stora so falta uma coisa no seu blog as soluçoes para o teste….estou na brinca stora
    beijos da cátia do 7C

  7. Se já tiro boas notas a Ciências agora com este blogue acho que assim vou poder melhorar !
    Gostei muito da ideia , achei-a muito criative e é uma forma lúdica paar estudar .

    Beijo .. Ana Rita Santos 9ºA

  8. ola setora como vai a vida ?
    nao sei mas simplesmente perdi-lhe o rasto. nao sei em que escola da aulas . nem se esta boa.
    nao sei se a setora se lembra de mim . sou o miguel angelo andava no 8º A sou o dono do vulcao nº 3 e tambem aquela brincadeira. espero que me responda por mail.

    • Olá Miguel, claro que me lembro de ti. como está a correr este ano? Boa notas??? E o resto dos colegas como estão??? Eu estou colocada mais perto de casa perto de Guimarães, em Pedome.
      Um grande beijinho para todos e sempre que tiverem alguma dúvida podem vir aqui colocar questões, eu repondo sempre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s