A Terra no Espaço

Teoria Geocêntrica

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na antiguidade era raro quem discordasse dessa visão e  da  igreja, que apoiava esta teoria. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles .

Foi o matemático e astrónomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra “Almagesto” deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes , inclusive o Sol, girando ao seu redor.

O primeiro a contestar tal modelo foi Nicolau Copérnico, padre e astrónomo polonês do século XVI, lançador de uma nova teoria: o Sol estaria em repouso e os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares.

Teoria Heliocêntrica

Esta teoria recebeu o nome de Teoria Heliocêntrica. As ideias de Copérnico, por serem contra a filosofia aristotélica e, por consequência, contra a Igreja, fez com que ele relutasse em publicá-las. A obra de Copérnico só veio a ser publicada quando ele morreu.

A Teoria Heliocêntrica de Copérnico foi, após a sua morte, revista e confirmada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, o qual, por 20 anos, realizou cuidadosas observações dos sistemas planetários.

Galileu, em virtude de sua grande habilidade experimental, conseguiu construir o primeiro telescópio para uso em observações astronómicas. Com esse instrumento, realizou uma série de descobertas que o levaram a defender e divulgar a Teoria Heliocêntrica. Estas ideias foram apresentadas na sua obra “Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo” (1632).


Contemporâneo de Galileu, Johannes Kepler, astrónomo alemão, utilizando as informações recolhidas por Tycho Brahe, aperfeiçoou a teoria de Copérnico e, por meio de três leis sobre o movimento dos planetas, deu origem ao estudo da Mecânica Celeste.


Exploração espacial

One thought on “A Terra no Espaço

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s